domingo, 27 de julho de 2014

Rosa dos Ventos Conclave de Bruxaria - Entrevista

Essa semana tive a alegria de entrevistar meu querido amigo Luís Gustavo (o Lugus), sobre a Rosa dos Ventos Conclave de Bruxaria. Antes da entrevista, agradeço ao meu amigo, bem como aos membros do Conclave, por permitirem que a entrevista seja publicada. Segue a entrevista...

O que é o Rosa dos Ventos Conclave de Bruxaria?
O RVCB – Rosa dos Ventos Conclave de Bruxaria é um grupo de prática de Bruxaria nascido a partir dos esforços e da união de Bruxos do Sul e Sudeste do País. Inspira suas práticas no culto Hecatino e na Bruxaria da Região dos Bálcãs (Leste Europeu), mais especificamente na região da Trácia; mesmo assim, não se limita a essa inspiração e permite-se utilizar com respeito de outros sistemas tradicionais, mágicos, espirituais e mitológicos, assim como honrar e cultuar Seres e Deuses de diferentes panteões culturais da humanidade. O grupo está sediado na cidade de Curitiba-PR e é formado por três Conventículos: o Conventículo do Corvo (localizado na mesma sede do Conclave e tido como o Soberano dentre os Conventículos), o Conventículo do Cavalo (Foz do Iguaçu-PR) e Conventículo da Serpente (Porto Alegre-RS), além de membros na cidade de São Paulo-SP. Juntos praticam o ofício mágico espiritual da Bruxaria celebrando os ritos inerentes a essa prática, buscando também educar neófitos de acordo com os princípios da mesma.

Como surgiu a formação e a ideia de agregar esses coventículos em um conclave?
Da aproximação de membros do antigo Rosa dos Ventos Círculo de Bruxaria (Curitiba-PR) com os do extinto Grove Serpente de Fogo de Bruxaria (Porto Alegre), naturalmente ocorreu a convergência de determinadas práticas, que instintivamente eram bastante assemelhadas. Da vontade de suas Lideranças em unirem-se e formarem-se uma só Casa, assim como era chegado o momento de alguns membros do Rosa dos Ventos conduzirem suas próprias células, nasceu o Conclave.

Além do culto à Hécate, quais as outras semelhanças que originaram o Conclave?
A grande amizade das pessoas envolvidas, os propósitos em comum, assim como a visão da Bruxaria como ofício mágico espiritual

Falastes em a Bruxaria como oficio mágico espiritual. Para a Rosa dos Ventos Conclave de Bruxaria, Bruxaria difere de Wicca?
Sim. A Wicca é uma religião neo-pagã fundada por Gerald Gardner que une a prática da Bruxaria ao Sacerdócio - e sacerdócio é exatamente um dos elementos que caracteriza a existência de uma religião.
 Já a Bruxaria é um ofício fluido e orgânico, que transgride e transcende, jamais prendendo-se a dogmas ou doutrinas - o Bruxo é um viajante errante que transita entre os Mundos.

Como é o calendário seguido pelo Rosa dos Ventos Conclave de Bruxaria?
Celebramos os Solstícios e Equinócios, para nos conectarmos com os ciclos sazonais e as energias telúricas.Também fazem parte de nosso calendário as celebrações de todas as Luas Cheias e Luas Novas. Além disso, fazem parte de nosso calendário anual, uma celebração especial à Hécate em agosto e uma para Morrighan em outubro, deusas pelas quais nutrimos um carinho em especial

O Rosa dos Ventos Conclave de Bruxaria aposta no ensino de neófitos; como se organiza o estudo daqueles que queiram buscar o RVCB?
Apostar não seria a palavra correta. Nossas portas permanecerão sempre abertas para os que considerarmos compatíveis com a nossa proposta e método de trabalho. No momento estamos instruindo nossa primeira turma de neófitos e o ingresso em qualquer um dos Conventículos se dá sempre após o Solstício de Inverno. O postulante passa por uma entrevista prévia, que ocorre durante o período do Outono

Como vocês enxergam a situação do paganismo brasileiro, que vem crescendo a cada dia?
O próprio trabalho do Rosa dos Ventos mantém paralelamente através de seus membros, atividades públicas que há anos tem mostrado bons resultados para as comunidades pagãs locais das cidades brasileiras. Um bom exemplo disso é o Dia do Orgulho Pagão. No geral, quanto ao Paganismo Brasileiro, acreditamos que devemos antes de tudo fortalecer o respeito entre os membros de nossa própria comunidade. Como podemos esperar dos outros, aquilo que não temos entre nós mesmos? Por isso é base fundamental do Rosa dos Ventos Conclave de Bruxaria fomentar o respeito pela pluraralidade do Sagrado entre as Casas e adeptos pagãos das mais diferentes sendas.

Conte um pouco mais sobre o Dia do Orgulho Pagão(DOP)?
Na verdade, eu sou o Coordenador Local do Dia do Orgulho Pagão - Porto Alegre, desde 2004, o evento do PPP® mais antigo e mantido ativo ininterruptamente na América Latina. Desde 2012 sou Coordenador Adjunto do Pagan Pride Project® para América Latina - Regional Brasil, onde coordenamos 13 cidades em nosso país. Nosso Arauto Soberano do Rosa dos Ventos Conclave de Bruxaria é Coordenador Local do Dia do Orgulho Pagão Curitiba-PR e o Arauto Regente do Conventículo do Cavalo, Anderson Schardosin é Coordenador Local do Dia do Orgulho Pagão - Foz do Iguaçu-PR. Em 2014 haverão eventos do Pagan Pride Project® no Brasil nas cidades de Botucatu-SP, Curitiba-PR, Porto-Alegre, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Palmas-TO, Recife-PE, Fortaleza-CE, Manaus-AM, São Paulo-SP, Santana do Livramento-RS, Foz do Iguaçu-PR e Brasília-DF. O Dia do Orgulho Pagão é uma iniciativa do Pagan Pride Project® (EUA) e veio com o objetivo de reunir pagãos, amigos e familiares para celebrarem de uma maneira única o orgulho e a honra de serem pagãos, sem medo ou vergonha de esconder sua opção sobre a maneira de reconhecer o mundo e o Sagrado. Diversos grupos no mundo inteiro organizam por volta dessa época, pequenas festividades em parques ou núcleos, trazendo a desmistificação para os leigos a respeito da crença e desenvolvendo um trabalho de ativismo solidário para com a comunidade, seja em forma de ajuda à conservação do meio-ambiente ou em benefício dos mais necessitados. Desde 2001, em diversos lugares do mundo, adeptos dos mais diversos cultos e religiões pagãs tem se reunido para celebrar esse dia, com festividades, rituais públicos, palestras e workshops sobre nossas crenças, de modo que nossa existência nesse tempo seja cada vez mais elucidada, e que nossa atuação na sociedade e na comunidade possa mostrar com firmeza os objetivos que temos e as contribuições que podemos trazer para com essa nova era do Paganismo. O Pagan Pride Project® é uma organização sem fins lucrativos, tendo sua sede administrativa nos Estados Unidos com diversos Coordenadores Locais e suas respectivas comissões organizadoras de eventos nas mais diferentes partes do mundo. Os principais objetivos desta organização são o avanço das espiritualidades baseadas no Paganismo e a eliminação do preconceito, assim como da discriminação com base em crenças religiosas. A missão do Pagan Pride Project® é promover o orgulho da identidade pagã através da educação, do ativismo, da solidariedade e da comunidade.



Futuros projetos do RVCB?
Tudo que diz respeito aos nosso projetos está sob a guarda do quarto verbo: "calar". Pois infelizmente, como supracitado, alguns membros de nossa comunidade ainda carecem de respeito e honra, portanto, para evitar qualquer tipo de mal estar, adotamos a política da discrição para com tudo aquilo que está para ser realizado.

Palavras finais...
No mais, agradecemos pela honra e ensejo de participar dessa entrevista e é de nosso ensejo que ela sirva para o esclarecimento de mais uma, das mais diversas Casas de Bruxaria que existem no Brasil.

SOBRE O ENTREVISTADO - LUÍS GUSTAVO PEREIRA (LUGUS) (Porto Alegre/RS) Bacharelado em Direito e Arauto Regente, Luís Gustavo Pereira (Lugus) do Conventículo da Serpente do Rosa dos Ventos Conclave de Bruxaria. Na cidade de Porto Alegre, o Pagan Pride Project® é representado por Luís Gustavo Pereira, conhecido na comunidade pagã como Lugus. Pioneiro na introdução de atividades públicas orientadas ao público pagão no Rio Grande do Sul, Lugus é o Coordenador Local do Dia do Orgulho Pagão e Patrono do evento na cidade de Porto Alegre. Junto à sua congregação, o Grove Serpente de Fogo de Bruxaria e a Comunidade Pagã Gaúcha, foi o responsável por ter formado e mantido uma constante luta pelo reconhecimento das Espiritualidades Pagãs, mantendo desde 2004 a realização do Dia do Orgulho Pagão em sua cidade (Porto Alegre), que hoje é o evento do Pagan Pride Project® mais antigo e ainda ativo na América Latina. Atualmente Lugus é Coordenador Adjunto para do PPP® para América Latina que conta com a realização do evento em 13 cidades brasileiras. Atualmente atua junto ao Conventículo da Serpente, membro do Rosa dos Ventos Conclave de Bruxaria.

4 comentários:

  1. Procuro Irmãos aqui em Curitiba.
    katiarana55555@hotmail.com
    43-96578487 whats

    ResponderExcluir
  2. Procuro uma sacerdotisa ou Coven para mais esclarecimentos.
    Contato: safemycel@gmail.com
    Telefone: 9 9891-9273

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Saudações Irmãos aguardo contato. Resido em Curitiba como perguntaram. Gratidão 41-997652455.

    ResponderExcluir
  4. Onde posso encontrar aqui em livramento .RS

    ResponderExcluir