sábado, 21 de junho de 2014

Yule


    Hoje é dia de celebrar um dos 8 festivais da Roda do ano. Ainda não escrevi sobre o calendário que os praticantes da Arte seguem, então, este texto é para aqueles que já sabem o que isso significa.
    Acabamos de passar pela noite mais longa do ano. Antigamente, as pessoas acreditavam que deveriam ficar acordadas para esperar o sol nascer, caso contrário, ele não surgiria e a escuridão do inverno se manteria eternamente sobre a Terra. No Sabat de Yule, vemos o nascimento do Deus Sol, que surge do Útero da Grande Mãe, nos trazendo a esperança de dias melhores. Os cristãos adaptaram este festival pagão ao que conhecemos hoje como natal.
    Seja você um praticante solitário ou membro de um coven, deixarei algumas dicas de como celebrar o nascimento da Luz, representada pelo sol.
    *O pinheiro é o símbolo da vida eterna, já que é uma das únicas árvores que não perde suas folhas nos meses frios. Quando se montava uma árvore de natal com um galho de pinheiro, as luzes representam a esperança de que o sol retornasse após a fria e longa noite. Era costume também, deixar alimentos como oferendas, pedindo que as pessoas sobrevivessem aos meses de inverno. Claro que, hoje em dia, as pessoas não vivem apenas do que plantam. Mas mesmo assim, você pode montar uma árvore de Yule, colocando em seus galhos enfeites que representem desejos para a época que se inicia. Talvez você queira deixar alguma oferenda na natureza, pedindo fartura para os próximos meses.
     *O ato de se acender velas é um costume nesta data. Espalhe velas por seu altar e sua casa (não esqueça de tomar cuidado para não tacar fogo na casa). Velas vermelhas, amarelas, douradas e laranjas são uma boa pedida.Costumo manter uma vela vermelha acesa durante todo o dia, representado o calor do sol e o sucesso em minha vida.
    *As cores tradicionais do Sabat são vermelho e verde. Utilize-as em toalhas de altar, velas, imagens e o que mais sua criatividade mandar. Além do pinheiro, a hera é outra planta associada ao solstício, que tal enfeitar seu altar com uma toalha vermelha e espalhar hera pelo local?
    *Você também pode criar sua tora de yule, basta procurar uma tora de lenha e fixar 3 velas ( verde, vermelha e branca) em sua superfície, uma para cada desejo que queira fazer. Deixe as velas queimando durante o solstício e guarde a tora para queimá-la no próximo ano, representando os desejos alcançados.
     *Imagens solares são ótimas para decorar seu espaço sagrado também. Aproveite e preencha seu cálice com chá de laranja e cravo durante o ritual.
    *Se você possuí filhos, este vídeo lhe dá algumas ideias de como celebrar com os pequenos pagãos (em inglês):

 Não importa se sua comemoração seja repleta de cores, velas e incensos ou se você apenas irá meditar com uma única vela acesa. O que importa é o que vem do seu coração e suas verdadeiras intenções. Nenhum ornamento substitui o verdadeiro poder do sentimento.


“Que o sol aqueça sua vida, e que seus desejos virem realidade neste exato momento, conforme for de seu  merecimento.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário