quinta-feira, 19 de junho de 2014

Prática mágica no cotidiano.


    Se você pudesse descrever sua vida prática dentro da Arte, como seria? Ela se limita a criar o círculo nos festivais, acender velas apenas nos feitiços, ou talvez você faça uma simples prece ao amanhecer? Eu espero, sinceramente, que sua prática não seja tão limitadora quanto os exemplos citados.
    A Arte é uma prática que não deve ser separada de nossas vidas. Não existe momentos diferentes, você não é um bruxo apenas quando está dentro de um círculo ou quando está utilizando algum oráculo; quando assumimos um compromisso como praticantes da Arte, estamos afirmando que isto é o que somos, em todos os segundos da nossa vida.
    Eu vejo muitas pessoas que se auto proclamam PRATICANTES nas redes sociais, e que são aquilo que Patti Wigington chama de “Wiccan de finais semana”, em seu texto Living a Magical Life. Talvez você seja novo em relação aos estudos da Arte, e pode estar se perguntando como incorporar suas novas crenças ao seu cotidiano. Resolvi dar pequenas dicas do que você pode fazer.

*Você não precisa usar sua roupa ritualística para ir ao mercado ou a faculdade, mas talvez você queira vestir algo que possua uma cor agradável, talvez se você estiver desanimada, você use uma camiseta vermelha.

*Quando acordar, talvez você queira acender um incenso e uma vela e agradecer aos Deuses, ou a sua Divindade de devoção, pelo dia que se inicia e pela noite tranquila. Faça o mesmo ao ir dormir. Eu costumo acordar, deixo o café sendo preparado, fico em frente ao meu altar e faço uma prece a minha Deusa, seguida por uma benção. O dia fica muito melhor.

*Se você utiliza, por exemplo, as cartas de Tarot, todo dia retire uma carta que vai representar aquele dia. Além de um pequeno conselho para as próximas 24 horas, no decorrer das semanas, você vai perceber o que a carta do dia significou e vai aprender mais ainda sobre este oráculo.

*Na hora do banho, você não está apenas retirando a sujeira física do seu corpo, mas também a energética. Use um sabonete de ervas, acrescente óleos à banheira, acenda um incenso enquanto se limpa. Uma dica simples para quem não possui banheira é adicionar 10 gotas de óleo de lavanda em uma garrafa (600ml) de água, misture e jogue do pescoço para baixo após o banho.

*Gosta de cozinhar? Que tal aprender a simbologia de cada alimento e preparar alguma receita “encantada”. Misture seus bolos visualizando propriedades para aquela comida. Garanto que o sabor ficará ainda melhor.

*Não esqueça dos seus princípios espirituais ao longo do dia. É como uma frase que li uma vez, não adianta cultuar a Deusa e chutar o primeiro cachorro que vir na rua.  Nas palavras de Scoot Cunninghan, em Living Wicca:

"(...) RELIGIÃO permeia todos os aspectos da vida. Mesmo quando não estamos iluminados por velas e dentro de um círculo, ainda assim, somos bruxos. A nossa própria VIDA deve ser visto como um ritual para a Deusa e o Deus."*

*tradução livre


REFERÊNCIAS:
 Living Wicca, de Scoot Cunninghan. 
Living a Magical Life, de Patti Wigington. Site: http://paganwiccan.about.com/od/wiccaandpaganismbasics/p/Magical_Life.htm

6 comentários:

  1. 'Muito legal!!!! É realmente por aí que todos deveriam começar.... incorporando a religião em seu dia a dia.... trazendo a Deusa e o Deus para nossa vida diária...

    ResponderExcluir
  2. Simples e direto. Mto bom pra quem tá começando e "se veste de bruxo" só em dia de festival... e pra geral das antigas relembrar a essência. ... rs. Bj!!!

    ResponderExcluir
  3. Muitoooo bom! Bruxaria se pratica, mas antes disso: Bruxaria se VIVE! O Ser Bruxo, aliás, é uma condição... caso contrário, a percepção da Arte acaba por se resumir a meras performances rituais... que, por sua vez, se revelam vazias... estéreis... desprovidas de Alma... falsas... mortas... e Bruxaria MESMO é dinâmica como a Natureza: Vida, Morte e Renascimento, em um Eterno Bailado de Forças, Deuses e Espíritos, evocado pelas Bruxas na Dança do Sabá... Akerra Goiti... Akerra Beiti... \|/

    ResponderExcluir
  4. São importantes esses pontos que você citou, nós de início temos a mania de fazer tudo esquematizado e isso é difícil de ser retirado da nossa prática, porque nós ganhamos a ideia de que tudo deve ser "montado", é difícil perder esse hábito! Mas é importante o entendimento de que a bruxaria parte de tudo e parte toda hora, não só quando estamos diante de um altar. Adorei o texto!
    Gostaria de seguir o blog, mas não encontrei o GFC aqui! ^^
    Abençoado seja! )O(

    http://www.misteriosdosdeuses.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir